Cidades

Aeroviários lançam campanha salarial em Guarulhos

A preocupação com a segurança de voo é o tema da Campanha Salarial 2016/2017 da Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, filiada à CUT), que realizou nesta quarta-feira, 21, o lançamento da mesma no Aeroporto de Guarulhos. A concentração ocorreu entre os Terminais 2 e 3, no desembarque doméstico, no térreo (entrada da Infraero). De acordo com a GRU Airport, a manifestação sindical em nada atrapalhou as operações do equipamento.          
 
O slogan utilizado nesta campanha é “Profissional Fadigado, Seu Voo Ameaçado” tem como objetivo mostrar que as empresas aéreas têm adotado políticas severas de redução de custos, que querem acabar com a profissão de mecânico de aeronave e em alguns casos estão substituindo esses profissionais altamente qualificados por trabalhadores não habilitados para essa função. Esse fato somado às escalas exaustivas dos tripulantes com o aumento da terceirização de atividades essenciais, como agente de rampa e bagagem, geram um enorme perigo para segurança de voo dos passageiros que voam nas aeronaves.
 
“A precarização e a terceirização comprometem todo o sistema operacional e isso afeta a segurança de voo. Nem nós e muito menos as empresas querem que isso aconteça. Por isso é fundamental que as companhias aéreas remunerem bem esses profissionais e invistam em treinamento, que são imprescindíveis para garantir um voo seguro”, explica o aeronauta Sergio Dias, presidente da FENTAC (Federação Nacional do Trabalhadores em Aviação Civil da Cut).
 
Estão em Campanha Salarial na base da Federação cerca de 70 mil aeroviários (trabalhadores que atuam em solo) e aeronautas (que atuam dentro da aeronave – pilotos, copilotos, comissárias (os). A data-base é 1º de dezembro.
 
Em assembleias dos aeronautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Porto Alegre e dos aeroviários de Campinas, Guarulhos, Recife, Porto Alegre e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários foram aprovadas as seguintes reivindicações: reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e mais 5% de ganho real (produtividade), a garantia do nível de emprego nas bases da Fentac, bem como a manutenção dos direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho e a ampliação e melhorias nos direitos econômicos e sociais.  
 
"Não vamos abrir mão da reposição da inflação. Os aeroviários e aeronautas trabalharam arduamente nestes últimos 12 meses e, portanto, têm direito a receber pela riqueza que ajudaram a produzir. Entregamos as nossas pautas, no dia 15 de setembro, com bastante antecedência. A demora do ano passado, encerramos a Campanha 2015 em fevereiro deste ano, prejudicou os profissionais da aviação que perderam meses de reajustes, sem a retroatividade”, declarou Dias.
 
A Fentac e os sindicatos filiados entregaram, no dia 15 de setembro, as pautas de reivindicações para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que representa todas as empresas da aviação, inclusive as companhias Latam, GOL, Azul e Avianca. A negociação da Campanha deve iniciar no final deste mês. Durante o lançamento, os dirigentes entregarão para os passageiros uma publicação lúdica, batizada de “Quiz da Aviação”, que mostrará os impactos da fadiga, precarização e terceirização no trabalho. Um grupo teatral fará encenações, por meio de esquetes, para sensibilizar os passageiros sobre a realidade vivida pelos profissionais da aviação.

Posso ajudar?