A África do Sul se tornou neste sábado o último país do continente africano a garantir vaga na disputa do futebol masculino da Olimpíada de 2016. A seleção olímpica do país obteve o feito ao vencer o Senegal na disputa por pênaltis, por 3 a 1, após empate por 0 a 0 no tempo normal.
A vitória fez a equipe nacional terminar em terceiro lugar a Copa Africana de Nações Sub-23, que é classificatória para os Jogos do Rio. Os sul-africanos, que pela segunda vez estarão na disputa desta modalidade entre os homens em uma Olimpíada, se juntaram a Nigéria e Argélia como representantes do continente – os nigerianos foram campeões desta Copa Africana ao vencerem os argelinos por 2 a 1 na final.
O grande herói da classificação da África do Sul à Olimpíada acabou sendo o goleiro Jody February, que defendeu três cobranças na disputa por pênaltis. Ele agarrou os tiros diretos de Sylvain Badji, Elhadji Pape Diaw e Sidy Sarr, enquanto Gift Motupa, Menzi Masuku e Phakamani Mahlambi converteram suas penalidades pelos sul-africanos.
Além do Brasil, que tem vaga automática como anfitrião, e destes três países africanos, o futebol masculino da Olimpíada tem Dinamarca, Alemanha, Portugal, Suécia, México, Honduras, Fiji e Argentina como outros representantes já classificados.
Ainda há quatro vagas a serem definidas para o torneio olímpico masculino do futebol. Serão três países asiáticos que serão determinados em um torneio pré-olímpico em janeiro que contará com 16 seleções, além de uma vaga que estará em jogo no confronto entre Estados Unidos e Colômbia, que travarão uma repescagem que reúne uma terceira seleção da Concacaf e os atuais vice-campeões sul-americanos da categoria.