Cidades

Agência Municipal de Emprego promove mais de 3 mil contratações em 2013

Até o último dia 20 de setembro, a Agência Pública Municipal de Emprego de Guarulhos (CIET) foi responsável pela colocação de 3.128 pessoas no mercado de trabalho em 2013.
 Levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira, 20, constatou que neste ano foram gerados 10.317 novos postos formais de emprego com carteira assinada no município.
 
 CIET é subordinado a Secretaria Municipal do Trabalho. Dos quatro postos de atendimento da agência em Guarulhos, o do Centro foi o que registrou o maior número de colocações no ano, com 1.398; seguido pelo do Pimentas, 936; Cumbica, 494; e Vila Augusta, 300. Em agosto, o CIET foi responsável por 401 colocações no mercado formal de trabalho. Em julho, foram 463.
“Acredito que esses números poderiam ser ainda melhores, se a Secretaria não tivesse sido obrigada a entregar o imóvel anterior do Centro, na rua São Vicente de Paula. Mesmo assim, cerca de cinco mil pessoas são atendidas semanalmente pelos atendentes do posto central”, revelou o secretário do Trabalho, Rabih Khalil.
 
 Comparação
A avaliação dos dados do Caged em agosto mostra que Guarulhos continua levando vantagem na comparação com as demais regiões pesquisadas. A variação mensal do emprego, tomando como referência o estoque do mês anterior, mostra que o percentual de admissão registrado no município foi de 0,56%. O resultado é superior à média nacional (0,32%), do Estado de São Paulo (0,31%) e da Região Metropolitana de São Paulo (0,28%).
 
Em relação aos setores econômicos, o de prestação de serviços lidera o saldo de empregos criados em agosto último, com 1.506 vagas. Em seguida aparecem de comércio (975) e administração pública (128). Em contrapartida, a área da indústria de transformação registrou saldo negativo de 734 vagas. A construção civil, com 860 admissões e 867 desligamentos, também registrou saldo negativo de sete vagas.
“Continuo insistindo que os trabalhadores precisam estar atentos às oportunidades e se reciclar. Dessa forma, estando qualificado, o potencial do profissional poderá ser aproveitado na sua plenitude”, ponderou o secretário Rabih Khalil.
  
SERVIÇO:
Os interessados em concorrer às vagas de emprego disponibilizadas pelo CIET devem comparecer a um dos quatro postos existentes na cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e se cadastrar gratuitamente. É necessário apresentar carteira profissional, CPF, RG, título de eleitor e número do PIS.
  
Postos de atendimento do CIET
Centro – rua Doutor Gastão Vidigal, 200;
Cumbica – rua Capitão Aviador Walter Ribeiro, 359;
Vila Augusta – rua Antônio Iervolino, 225;
Pimentas – avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2.760.

Posso ajudar?