Educação

Agende solicita credenciamento na Rede Paulista de Incubadoras

Entidade assinará ainda acordos de cooperação com FTDE e FIG-Unimesp

A Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) solicitou credenciamento junto a Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec) que tem como objetivo apoiar, fortalecer e estimular a implantação das incubadoras no Estado.

Com o credenciamento, inúmeros serão os benefícios como maiores possibilidades de requisição de recursos financeiros para melhorar a infraestrutura da incubadora, maior valorização pelos diversos órgãos de fomento e apoio aos projetos de ambiente inovadores.

"Seria como, por exemplo, quando uma empresa obtém um certificado de qualidade como o ISO, a sociedade encara essa empresa com visão de qualidade, a marca se fortalece, o fato de ser uma das primeiras incubadoras credenciadas permitirá a Incubadora e suas empresas almejar novos recursos e investimentos, formando um ciclo virtuoso", explica o coordenador do Núcleo Estratégico de Gestão da Incubadora da Agende, Devanildo Damião.

Para se adequar ao programa e cadastrar-se a rede, as incubadoras precisam cumprir diversos requisitos e evidenciar uma série de características, documentos, procedimentos e qualidades de gestão, tais como a proposta de incubação, pré-incubação e pós-incubação além da articulação local.

Na Agende, devido às iniciativas que estão sendo desenvolvidas, o processo de credenciamento tornou-se natural e facilitado. "O atendimento aos requisitos que estão expostos no decreto permitem assegurar-se que a Agende será credenciada, visto que foi a primeira incubadora do estado a mostrar-se adequada para tal", afirma Damião que reforça que agora a Agende aguarda a formalização deste processo que será feita no primeiro trimestre de 2012.

Também serão assinados dois acordos de cooperação

Além disso, a incubadora assinará dois Acordos de Cooperação Técnica que serão firmados entre a Agende e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FTDE) e a FIG – Unimesp.

"Esses convênios abrem inúmeras oportunidades para as empresas, setor acadêmico e para a cidade que poderão tratar do tema inovação de forma objetiva e baseada em projetos específicos consoantes com a característica de cada instituição", ressalta Damião.

As incubadoras são empreendimentos que oferecem espaço físico por tempo limitado para a instalação de empresas nascentes, dando apoio para a consolidação dessas iniciativas. São locais que disponibilizam suporte gerencial e tecnológico para inovações em produtos e processos.

Posso ajudar?