Um total de 97 agentes comunitários eleitos pela população dos Pimentas receberam diplomas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) por participarem da primeira turma do curso de formação de agentes comunitários de urbanização do Projeto Pimentas.
Todos são moradores da área de intervenção do Projeto Pimentas, desenvolvido pela CDHU. O curso integra as ações voltadas a programa de urbanização para promover a recuperação urbana e ambiental da região, levando infraestrutura e qualidade de vida para quatro mil famílias.
O formando, Nilson Alves Ferreira, disse que o agente comunitário é o elo entre a população e os governos municipal, estadual e federal. "Os novos agentes serão os porta-vozes do Projeto Pimentas junto aos poderes públicos", disse.
A formação iniciou em junho e foi dividida em cinco módulos: Urbanização e Protagonismo Comunitário; Memória, Cidadania e Comunicação Comunitária; Inclusão Social e Promoção Humana; e Transformação eDesenvolvimento Local Sustentável.
Os agentes d participaram de 19 oficinas temáticas e de três passeios formativos, dois deles para o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, em Cubatão, e outro para empreendimentos habitacionais entregues pela CDHU. O objetivo do curso foi capacitar os agentes para atuarem como multiplicadores dos conceitos perante a comunidade. Com isso, pretende-se criar uma rede de agentes multiplicadores aptos para identificar problemas, propor soluções e envolver a população no processo de urbanização.