Cidades

Agentes de trânsito realizam megaoperação em final de curso de requalificação

Quem passou pelo cruzamento das avenidas Monteiro Lobato e Paulo Faccini, entre 10h e 11h30, desta segunda-feira (29), ficou impressionado com o elevado número de agentes de trânsito no local. A ação incomum se justifica pelo fato de 50 deles estarem colocando em prática o que aprenderam em um curso desenvolvido pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos.
 
Durante essa atividade, os agentes procuraram orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, sem objetivo de autuações. Eles realizaram o curso de Atualização Profissional de Agentes da Autoridade de Trânsito, com carga horária de 48 horas, realizado no Adamastor Centro, de 22 a 29 de outubro.
 
Antes do início da aula desta segunda-feira, o prefeito Guti, acompanhado do secretário Giuliano Locanto e do adjunto Márcio José Pontes, ambos da SMTU, esteve presente. O prefeito afirmou que estava ali para prestar sua homenagem aos profissionais. “Sei muito bem como esse curso é importante para vocês e quanto batalharam para fazê-lo. É uma valorização profissional muito grande e uma forma, cada vez mais, de aprender a respeitar e servir o público de maneira mais eficiente”, disse.
 
Por sua vez, o chefe de divisão da equipe, Denis Dias Gabriel, falou em nome dos agentes e enfatizou que o curso era um desejo antigo de toda categoria profissional. “Depois de sete anos temos a oportunidade de estar, novamente, nos atualizando. Também estamos atendendo uma determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que determina o curso de três em três anos”, afirmou.
 
O curso
Nos dois primeiros dias (22 e 23), os agentes tiveram aulas sobre legislação. No demais, o foco foi voltado para as questões da sinalização e toda sua implicação com a segurança viária; Ética e Cidadania; preenchimento de auto de infração; e no último dia, nesta segunda (29), realizaram a chamada operação de trânsito.
 
A requalificação dos profissionais da SMTU foi dividida em duas turmas: 50 profissionais fizeram o curso de 22 a 29, enquanto a outra, formada por 50 agentes, vai participar da formação de 5 a 12 de novembro.
 
Os participantes também receberam amplo material, apostilas e o Código de Trânsito atualizado. O curso atende a norma da portaria 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e tem o apoio do CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento de Trânsito), que cede os professores.
 

Posso ajudar?