A AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico terá um estande para divulgar as ações da entidade em prol de valorizar o patrimônio cultural de Guarulhos. A associação que foi contemplada como Ponto de Cultura irá reforçar a importância da conservação dos prédios históricos, dos bens imateriais e naturais que servem para reforçar as identidades e criar o sentimento de pertencimento à cidade.
O estande da AAPAH terá livros publicados pelos associados da ONG, vai haver uma cabine para colher entrevistas de História Oral (técnica de contar a história a partir de versões de pessoas que participaram do acontecimento – direta ou indiretamente), venda de camisas da campanha “Eu Amo Guarulhos” e exposição de acervo de fotos e objetos antigos.
"É de suma importância a participação da AAPAH, uma vez que seu escopo de atuação é o bem cultural público, aberto a todos. A praça IV Centenário é simbólica, pois representa o encontro da população em torno de um bem cultural que guarda a história não só de Guarulhos, como do Estado de SP, além de onde ficava uma estação do Trem da Cantareira. Linha férrea eternizada pela composição de Adoniran Barbosa", disse Adriano Souza Silva, diretor geral da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.
Organizado pelo Guarulhos Convention & Vistors Bureau, o #Agora é Praça inicia uma série de eventos que devem acontecer na Praça IV Centenário. A AAPAH aguarda aprovação no edital ProAC ICMS para promover uma Feira Cultural, que terá dois dias de duração. O evento servirá para promover os bens culturais de Guarulhos.