Cidades

Agora vai

Depois de mais de 20 anos de imbróglio, o Jardim Novo Portugal, às margens do aeroporto, levou um ultimato. A Concessionária Aeroporto de Guarulhos está frequentando as audiências dos moradores com a Justiça Federal e acredita que o bairro seja desapropriado até o começo de 2013. Segundo a concessionária, as 400 famílias devem sair “por segurança”. Os moradores dizem temer valores baixos de indenização.


 


Quanto vale?


Quem tem documentação, escritura e tudo mais, não deve ter problemas em optar pela indenização. Quem não tem receberá a proposta de um valor mais baixo. Para esse morador a Prefeitura quer construir casas na região do Lavras, que fica próximo ao bairro. Segundo a Justiça Federal, as próximas audiências ocorrerão entre os dias 15 e 26 de outubro. Depois, os peritos passarão nas casas, fazendo as avaliações para chegar aos valores que deverão ser pagos.


 


Multa confirmada


O prefeito Sebastião Almeida (PT) terá de pagar multa no valor de 50 mil UFIR’s (aproximadamente R$ 112 mil) pela divulgação de pesquisa eleitoral em desacordo com as formalidades legais. O TRE, por votação unânime, negou provimento na última segunda-feira, dia 24, ao recurso impetrado pelos petistas contra a denúncia formulada pelo PSDB. Trata-se da pesquisa feita pelo Instituto Opinião, publicada num jornal diário da cidade, que indicava uma suposta vitória do atual prefeito no primeiro turno.


 


Linha de corte


Oficialmente Guarulhos tem hoje 825.260 eleitores. Na hipótese de ser mantido este ano o percentual de comparecimento da última eleição municipal (87,52%), teremos aproximadamente 722.267 votantes. Em 2008 tivemos ainda 6, 24% de votos brancos e 6,80% de votos nulos no primeiro turno. Portanto, após os cálculos pertinentes teremos supostamente cerca de 628 mil votos válidos agora em 2012. Esse número indica então que o quociente eleitoral girará em torno de 18.500 votos, ou seja, para um partido ter direito a uma cadeira no Legislativo tem de fazer no mínimo este montante na proporcional, sendo que para fazer duas terá de ter 37 mil, três 55.500, quatro 74 mil, assim por diante.


 


Mais contas


Já na eleição majoritária deste ano, caso os percentuais de comparecimento, brancos e nulos se igualem a 2008, para não haver segundo turno, Almeida (PT) terá de conseguir cerca de 314 mil votos. Para a confirmação do segundo turno, seus adversários juntos têm de alcançar esta marca também. Vale registrar que em 2008 o atual prefeito teve 268.211 votos no primeiro turno e Carlos Roberto (PSDB) segundo colocado conseguiu 134.677. Portanto para quem tem problemas cardíacos sugere-se que não acompanhem a apuração.

Posso ajudar?