Cidades

Agricultores familiares recebem capacitação

Apenas 10% dos produtores realizam o cultivo de alimentos para a merenda escolar do município

Cinco produtoras agrícolas de Bonsucesso, que fazem parte do Programa de Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar (PAUPF) receberam capacitação de higienização, preparo e armazenamento para a venda de alimentos de forma adequada e segura. A iniciativa é da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.

Além disso, o grupo recebeu uma máquina de cortes de legumes e verduras, uma seladora de embalagens e uma balança, que serão emprestadas pelo período de um ano.

Segundo o coordenador do PAUPF, Carlos Artur Salgado, o processamento de forma adequada incorpora valor aos alimentos. "Verduras e legumes fatiados e vendidos em embalagens custam um pouco mais caro – cerca de 15% – em relação aos produtos em seu estado natural. Dessa forma, aumenta a renda dos produtores", concluiu.

Guarulhos conta com 70 produtores participantes do PAUPF, que estão distribuídos entre as regiões do Bonsucesso, Capelinha, Lavras, Álamo, Água Azul e Bambi. De acordo com Salgado, apenas 10% dos produtores realizam o cultivo de alimentos para a merenda escolar do município.

Posso ajudar?