Economia

Agricultura Familiar de Guarulhos fornece para a merenda escolar do ABC

Cooperativa Agroverde fechou contrato com São Bernardo do Campo

Representando a única Agricultura Familiar de Guarulhos, a Cooperativa Agroverde fechou contrato com o município de São Bernardo do Campo para fornecer hortaliças para a merenda escolar da cidade. Mas, ao contrário do que se possa pensar, a Cooperativa não tem produção suficiente para ofrecer a alimentação as alunos guarulhenses.

Com um total de 110 mil estudantes na rede municipal de ensino, são realizadas 165 mil refeições por dia e 33 milhões de refeições ao ano. Uma demanda superior ao que a Cooperativa Agroverde pode oferecer.

Conforme a Lei 11.947/09, no mínimo 30% da verba Federal para a alimentação escolar deve ser destinada à Agricultura Familiar. A prioridade deve ser dada em primeiro lugar para as cooperativas do município, caso não haja produção suficiente a oferta deve ser destinada aos produtores da região e do Estado, por último os contratos podem ser assinados com outros distritos federais.

Este ano, o leite em pó, a farinha de mandioca, o doce de leite em pasta, o feijão, o arroz e a maçã são os itens da merenda escolar produzidos pela Agricultura Familiar. Segundo o presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Guarulhos, Marcelo Colonato, estes itens vêm de Cooperativas de Itapeva e do sul do País.

Em 2010, a Agroverde participou da merenda escolar da cidade com o fornecimento de abobrinha, beterraba, cenoura, e banana. "Mas, como a demanda é muito grande não conseguimos participar novamente", afirma um dos representantes da Cooperativa, Artur Tsuruyama. A atual renda dos agricultores familiares é obtida através apenas da entrega de maçãs, que vem de Santa Catarina para as escolas municipais e dos alimentos distribuídos em asilos e orfanatos de Guarulhos.

Posso ajudar?