Cidades

ÁGUA – Consumidores promovem economia com iniciativas inteligentes

Diante da escassez de água na Região Metropolitana, moradores e empresas adotam medidas simples que visam diminuir o consumo em Guarulhos e evitar uma situação ainda pior de racionamento
Enquanto as autoridades estaduais e municipais travam um verdadeiro jogo de empurra sobre as responsabilidades sobre a falta de água que atinge a Região Metropolitana de São Paulo e afeta diretamente Guarulhos, a população arregaça as mangas e passa a promover a economia com as próprias mãos, a partir de algumas ações simples e outras mais elaboradas para diminuir o consumo, evitar o desperdício e colaborar com o bem comum. Empresas e entidades também buscam apresentar soluções, mesmo que paliativas, para aliviar a situação que, em muitos locais, chega a ser dramática. 
 
“Estamos enchendo os tambores com água para nossas necessidades e também para o reuso. Aproveito a água da máquina (de lavar) para limpar a casa e lavar o quintal, além da redução no tempo dos banhos. Essa medida tem dado resultado para nós”, declarou a aposentada Idaci Braga, 81 anos, moradora do bairro Paraventi.
 
Ecologicamente correto, o aposentado Carlos Teixeira, 70, que reside no mesmo bairro, muito antes do caos no abastecimento na região metropolitana, adotou um sistema sustentável em sua casa para reaproveitar a água das chuvas, além da utilização da energia solar. De acordo com Teixeira, com apenas 15 minutos de chuva, é possível prover a residência por aproximadamente 30 dias.
 
“Acredito que esta é a melhor saída para sanar os nossos problemas em relação a água. Todos poderiam fazer isso. Uso a captação para encher todas as caixas, além de buscar alternativas também para o consumo de energia, que depende muito da água para ser produzida”, afirmou.
 
– Se você reduzir o tempo de banho em 5 minutos, economizará 35 litros de água; 
– fechando a torneira enquanto ensaboa a louça, deixa de gastar 15 litros; 
– fazendo a barba com a torneira fechada são 75 litros de 
economia; 
– em vez de lavar a calçada, use a 
vassoura: a economia chega a 225 litros de água. 
 

Posso ajudar?