A água que atinge um terreno – a princípio considerado como sobra de área – situado na avenida Tiradentes, provoca infiltrações em uma das casas vizinhas de fundo, localizada na rua Brás Cubas. Rachadura no chão e a diferença de nivelamento dos pisos são indícios de que a água está escoando por debaixo da terra causando danos à estrutura física da moradia.
A professora e comerciante, Vânia Ligia Soares Silvério, 49 anos, relata que o terreno é da Prefeitura de Guarulhos, e por isso entrou em contato com o Fácil para resolver a questão de infiltração. "Paguei uma taxa de R$ 40,83 por uma visita técnica realizada no último dia dez. No dia seguinte recebi um laudo, que exige da minha parte efetuar a drenagem do terreno e reformas para evitar trincas e rachaduras no imóvel".
Indignada, Vânia comenta que é um absurdo ter que arcar com intervenções que não são de sua responsabilidade, e ainda ser multada, caso não cumpra o exigido no laudo no prazo de 30 dias.
O terreno em questão é alugado por um estabelecimento comercial especialista em pedras decorativas. O corretor de imóveis e proprietário da área, Carlos Alberto Ferreira, 48, afirma que adquiriu o terreno há mais de 15 anos, e que até o momento não tinha conhecimento dos problemas provocados na casa vizinha.
Questionada sobre a situação do terreno, a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto.