Cidades

ÁGUA – Empresas adotam práticas para diminuir consumo

Apesar das residências contribuírem em grande parcela na adesão pela economia, instalações de grande porte também estão colaborando.
Como medida preventiva, o Shopping Internacional aposta na orientação para funcionários, clientes e visitantes, por meio, de informativos distribuídos pelas instalações, além do sistema regulador de consumo implantado nos banheiros.
 
Quem vive do consumo de água também se mexeu, como um lava-rápido do Jardim Zaíra. “Com esse tipo de sistema que temos em nossa cidade, não existe outra alternativa a não ser economizar. Nós trocamos os equipamentos e estamos apostando na orientação de todos os envolvidos. Procuramos reutilizar a água e com essas medidas conseguimos reduzir o consumo em quase 40%”, revelou o proprietário do estabelecimento, Júlio Resende.
 
O Colégio e Faculdade Eniac, na região central, inaugurou ainda em 2008 o primeiro edifício sustentável de Guarulhos. Somente com a reutilização de água, por meio de sistemas inteligentes de captação e reuso, a economia chega a 16 mil litros por dia. “Uma redução de 20% do uso de água potável nas descargas e redução de gastos no tratamento de esgoto, já que possui sua própria ETE.  Além disso, o sistema de captação d’água na instituição permite a reutilização d’água na regagem de jardins e horta, lavagem do pátio e armazenamento de água para o combate a incêndio”, explica Ruy Guérios, diretor do Eniac.
 

Posso ajudar?