Cidades

Água suja de rede de esgoto entupida volta para casas e comércio no Paraventi

De acordo com Saae, águas pluviais sobrecarregam o sistema coletor

Moradores e comerciantes da rua Américo Giacomini, no Jardim Paraventi, reclamam da rede de esgoto entupida, que possibilita o retorno de água suja pelos ralos das casas e de estabelecimentos comerciais, principalmente, nos dias de chuva.

Há mais de 20 anos, o aposentado Idérito Catarino, 76 anos, convive com o problema da rede de esgoto entupida. "Fui obrigado a instalar por conta própria uma válvula de retenção de esgoto, para evitar que restos fecais entrassem na minha casa".

Com um depósito de frios e laticínios, o comerciante Franklin Soeiro Junior, 55, se sente prejudicado todas as vezes que chove e o esgoto começa a emergir através do ralo do banheiro, situado nos fundos do local. "Às vezes a água suja chega até a frente do depósito. Isso é péssimo para mim, que trabalho com produtos perecíveis".

O comerciante relata que até o momento não teve nenhum prejuízo com as mercadorias, porque a maior parte fica armazenada na geladeira, que está isolada da superfície do chão. Além disso, outros produtos estão armazenados em prateleiras a mais de um metro de distância do solo, para evitar contaminação.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos informa que nesta terça-feira, foram executados serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto e que ontem, foi feita, preventivamente, a lavagem da rede. Posteriormente, para identificar a causa do refluxo de esgoto em dias de chuva, o Saae vai fazer uma avaliação mais detalhada.

Geralmente, o lançamento clandestino de água de chuva na rede coletora de esgoto contribui para o problema, já que a rede coletora de esgoto é adequada para o volume de esgoto produzido e não para receber água de chuva, conforme informa o Saae.

Posso ajudar?