Cidades

Ai, Jesus

Surge uma nova informação sobre os motivos que levaram a Prefeitura de Guarulhos a pagar pela locação de viaturas da GCM desde julho, mas não colocá-las nas ruas para combater a violência. Os novos veículos, modelos Spin, Duster, S10 e Trailblazer, contariam com sistema de rádio digital. No entanto, a corporação ainda opera com o velho sistema analógico. Ou seja, eles não se conversam.
 
 
 
Vergonha alheia
 
Reportagem exibida pelo SBT na noite de segunda-feira e antecipada pelo GuarulhosWeb na sexta-feira trouxe à tona um velho problema que afeta não só a Câmara Municipal, mas também diversos setores da Prefeitura e outros órgãos públicos. São servidores, geralmente comissionados e muito bem pagos, que batem o cartão e não trabalham. Trata-se de uma prática nefasta que só ocorre porque aqueles que deveriam coibir fazem vistas grossas.
 
 
Nome aos bois
 
O SBT optou por expor três servidores flagrados, divulgando seus rostos e nomes em cadeia nacional, mostrando que batiam o cartão e iam embora da Casa no horário de expediente.  No entanto, vale frisar que os três não são os únicos. Tem muito mais gente que até se orgulha de ganhar dinheiro fácil sem trabalhar. Alguns, inclusive, emprestam seus nomes para outros espertalhões que ficam com a maior parte dos salários, que – no fim das costas – são pagos pelos contribuintes.  
 
 
Quatro minutos
 
Este foi o tempo que durou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Guarulhos nesta terça-feira, devido à falta de quorum.
 
Vem de táxi
 
Um taxista da cidade de Santos, depois de ver a reportagem, contou à coluna que já veio a Guarulhos algumas vezes para trazer um médico. Segundo disse, o profissional descia do carro, ia até o hospital municipal onde deveria prestar serviços, colocava as digitais e retornava para a cidade de origem. Relatos parecidos pipocam por parte de alguns servidores concursados, obrigados a assistir passivamente a farra com o dinheiro público. “Se denunciamos, sofremos represálias de chefes que patrocinam essa farra”, disse um deles.
 
Outro lado 
A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota de esclarecimento em relação às notas publicadas por este colunista ontem. A íntegra das alegações da municipalidade podem ser lidas no https://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=191556&t=Hospital+da+morte
 
 
Enxugando gelo
 
Por mais apartamentos que sejam entregues em programas habitacionais em Guarulhos, o problema parece só aumentar. Algumas novas ocupações surgem em áreas públicas, como bem perto do ginásio Paschoal Thomeo, no Bom Clima, e também em grandes terrenos privados. No Jardim Cristian Alice, região da Vila Rio, o que era uma pequena invasão até meses atrás hoje já se tornou um grande problema social para a cidade.
 
 — 

Posso ajudar?