Cidades

AIDS – Guarulhos registra mais de 102 infectados com o vírus HIV

Neste “Dia Mundial do Combate a Aids”, 1 de dezembro, como ocorre há quase 30 anos, quando a data foi instituída, os órgãos de saúde aproveitam para lembrar sobre os riscos de contrair a doença e levam informação à população. Em Guarulhos, neste ano de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde já diagnosticou 102 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV e outros 69 casos de Aids, quando a doença se manifesta. Os números foram atualizados no último dia 24 de novembro. 
 
A Secretaria de Saúde está promovendo desde o dia 25 de novembro a “Campanha Fique Sabendo” que realiza testes rápidos para a detecção do HIV em todas as unidade de saúde, além de uma grande ação no Calçadão da rua Dom Pedro, na região central da cidade. O encerramento acontece neste dia 1º de dezembro. 
 
No local, além de disponibilizar os testes rápidos ao público, foi montado o projeto artístico Labirinto das Sensações, da Companhia Paulista de Artes, que trabalha as ações de prevenção de forma descontraída e bem-humorada.
 
Em 2015, Guarulhos registrou 160 casos de HIV e 115 casos de Aids. O tratamento da doença é realizado nos serviços especializados da cidade: Centro de Testagem e Aconselhamento em DST-Aids -CTA (rua Piracicaba nº 114, bairro de Gopoúva), SAE- Serviço de Assistência Especializada Carlos Cruz (rua Miracanga nº 32, no Parque Jurema), ambos para adultos, além do SAE pediátrico que funciona no Ambulatório da Criança (rua Oswaldo Cruz nº 151, no Centro), para crianças e adolescentes. Já os testes para o diagnóstico do HIV/Aids estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos serviços especializados.
 
 

Posso ajudar?