No Cecap, parte dos condomínios Paraná e Rio Grande do Sul, já estão há mais de 16 horas sem energia elétrica. Algumas ruas da Vila Progresso, que tiveram a energia interrompida no início da tarde desta quarta-feira, só tiveram o serviço restabelecido no meio da madrugada.
Nesta manhã, a EDP, concessionária de energia que atende Guarulhos, informou que 85% das ocorrências já estavam normalizadas em sua área de atuação, que inclui outros municípios, mas que é possível garantir que esse número também pode ser usado para a cidade.
Os ventos em Guarulhos, segundo a Defesa Civil Estadual, chegaram a 66,7 km/h nesta terça-feira. No Aeroporto de Guarulhos, há informações de que os picos de ventos mais fortes chegaram a 76 km/h. Mas na Capital, eles ficaram próximos de 100 km/h,
A EDP informa que, em virtude ventos que ultrapassaram 90km/h que atingiram algumas regiões da sua área de concessão, ampliou em dez vezes o número de equipes em campo e segue mobilizada para o atendimento às mais de 3.400 ocorrências.
O volume de ocorrências segue aumentando, pois, novos eventos climáticos foram registrados ao longo do dia. No momento, após menos de 24 horas do evento, mais de 85% dos clientes impactados tiveram o fornecimento de energia normalizado.
Os principais reparos estão relacionados à queda de galhos e árvores, e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Os casos registrados após este evento climático elevaram o nível de criticidade nos atendimentos na comparação a um dia normal de atuação. Entre os locais com registros de maior quantidade de ocorrências, por exemplo, estão alguns trechos das cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, São José dos Campos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Jacareí.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. Em alguns casos, os trabalhos são realizados em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
* Site: www.edp.com.br
* Aplicativo EDP Online
* WhatsApp (11) 93465-2888
* Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123


