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Alckmin autoriza obras do trem até Cumbica e extensão até Varginha

Linha 13- Jade da CPTM ligará estação Engenheiro Goulart até Guarulhos. Ligada ao Metrô, Linha 9- Esmeralda vai até extremo Sul da capital paulista.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vai autorizar nesta segunda-feira. 23, o início das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará a estação Engenheiro Goulart da  Linha 12- Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Leste da capital paulista, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O governador também vai autorizar a extensão da Linha 9-Esmeralda, integrada ao Metrô, até Varginha, na Zona Sul. Os dois empreendimentos prevêem investimentos de R$ 2,8 bilhões e não devem ficar prontos antes de 2015.
Atualmente, a Linha 9-Esmeralda liga Osasco, cidade vizinha a São Paulo, ao bairro do Grajaú, na Zona Sul e conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino.
Com a ampliação de mais 4,5 km, levará o trem até Varginha, no extremo sul da capital. Quando estiver pronta, a linha terá  mais duas estações:  Mendes e Varginha, por onde deverão passar 110 mil usuários por dia.   A obra foi contratada por R$ 274 milhões e será executada pelos consórcios THS Esmeralda e TSC Linha 9-Esmeralda.  O valor do investimento total para o empreendimento está estimado em cerca de R$ 633 milhões.
A Linha 13-Jade terá 12 km de extensão, saindo da estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos. O projeto prevê a construção de uma nova estação em Engenheiro Goulart e de duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos. 
 
O governo estadual prevê que a linha-13 entrará em operação em 2015 e deverá beneficiar, inicialmente, 120 mil usuários por dia. O valor da tarifa será de R$ 3.
As obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão.  Os consórcios que executarão o serviço são HFTS Jade e CST Linha 13-Jade. O investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões. O projeto conta com financiamento internacional no valor de 550 milhões de euros, obtido junto à Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD).
Alckmin também deverá entregar os seis últimos trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante, completando o lote de 36 trens fabricados pela CAF,  em Hortolândia (SP) e adquiridos por meio de Parceria Público Privada (PPP). Esses trens fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, desde 2006, totalizando 96 novas composições em operação.

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