Na manhã desta quinta-feira (7), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de Guarulhos Guti (PSB) realizaram uma visita às obras do Terminal Cecap, que deve ser entregue, assim como o Terminal Aeroporto, em março de 2018. Com a entrega, a linha Jade terá 12,2 quilômetros de extensão.
Durante a passagem por Guaruhos, o governador acompanhou a operação para lançamento das últimas 20 vigas da nova Linha 13-Jade. As obras da CPTM estão em ritmo acelerado e nesta semana uma das mais importantes etapas será finalizada, concluindo a instalação de 764 vigas pré-moldadas, utilizadas para dar sustentação ao trecho elevado. “Teremos uma nova linha de trem integrando o maior aeroporto do Brasil com o sistema metroferroviário de São Paulo. É uma grande conquista. Em março teremos a ferrovia pronta, as estações prontas e os trens entregues”, comentou Alckmin.
Segundo Alckmin, a linha deve dispor de oito novos trens, 64 carro equipados com ar condicionado. Para Guarulhos estarão disponíveis o percurso normal com a tarifa de R$ 3,80 já estabelecida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de duas linhas com tarifas ainda não determinadas: o trem expresso que deve sair da Estação da Luz e seguir direto até o aeroporto e o Connect, que fará o percurso Brás / Aeroporto, parando em todas as estações. Ambas as opções devem funcionar apenas em horários de grande circulação.
A ligação entre o Terminal Aeroporto e os terminais de embarque de passageiros devem acontecer através de transporte gratuito oferecido pela concessionária GRU Airpot, administradora do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Com relação a ideia de concessão das estações o governador esclareceu que está sendo feito um estudo e ainda não foi lançando o edital, porém em São Paulo as linhas 5 do metrô e 17 do monotrilho já estariam adiantas.
Extensão
Com a data de inauguração de duas novas estações na cidade, o governador foi questionado sobre uma possível extensão de linhas alcançando outras regiões de Guarulhos. “Concluída esta obra é possível fazer um projeto para avançar para outros bairros e regiões de Guarulhos, que é a maior cidade depois da capital”, esclareceu.
Para o prefeito Guti, a cidade precisa avançar nos projetos de mobilidade urbana para que possam ser uma opção para que a população não utilize veículos, esta ampliação poderia ser direcionada para os bairros do Bonsucesso ou Pimentas.