Em visita a Guarulhos na última sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou qualquer possibilidade de corte no fornecimento de água para Guarulhos em função da dívida bilionária que o Governo Municipal possui com a Sabesp, conforme revelou o GuarulhosWeb no último dia 4.
"Não tem nenhuma programação de corte de abastecimento", esclareceu o governador Geraldo Alckmin sobre a possibilidade aventada pela Sabesp em caso do não pagamento da dívida de mais de R$ 2 bilhões que o Saae de Guarulhos tem com a empresa estatal que fornece 87% da água utilizada no município. A dívida se estende por quase 30 anos e é discutida judicialmente, com decisões favoráveis a Sabesp, que incluem até a execução.
A companhia estadual de saneamento básico levantou a hipótese de cortar o fornecimento por conta inadimplência. De acordo com a empresa, ela aguarda a decisão da Justiça, que já deu ganho de causa à companhia por motivo semelhante em relação a Diadema.
Em contrapartida, o Saae alega que desde 2001 discute judicialmente com a Sabesp o valor da tarifa cobrada pelo fornecimento de água por atacado, que representa 87% de toda a vazão disponibilizada no município, e que até o momento não houve pronunciamento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo sobre esta questão.