O governador Geraldo Alckmin deve chegar a Guarulhos de trem, por volta das 10h do próximo sábado, 31/03, para a inauguração das estações Cecap e Aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A Casa Civil do governo do estado ainda não confirma a agenda. O GuarulhosWeb apurou que o impasse na definição do roteiro se dá porque Alckmin também pretende participar da abertura do novo terminal de ônibus da EMTU no Metrô Tucuruvi – que abrigará pontos finais de sete linhas para Guarulhos.
A Linha 13-Jade ligará a capital ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), já em São Paulo.
No primeiro mês a operação do tão aguardado trem de Guarulhos será assistida, atendendo as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h. O trajeto será feito em cerca de 15 minutos.
No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, porém será ampliada para todos os dias na semana. Nessas duas primeiras etapas de operação assistida não será cobrada tarifa dos usuários.
A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite no serviço regular. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, que sairá da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto terá cerca de 35 minutos, com o trem parando nas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.
Já no quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço Airport-Express, que levará os usuários direto da estação Aeroporto-Guarulhos até a Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. A tarifa será diferenciada e o valor ainda está sendo definido.