As PPPs preveem dois fóruns na capital (Lapa e Itaquera) e quatro no interior e Região Metropolitana (Bauru, Carapicuíba, Guarulhos e Presidente Prudente).
O Fórum de Guarulhos tinha previsão para ser construído no início da década passada. Mas problemas com as construtoras contratatas e com o processo de licitação impediram as obras. Ele deve ser erguido em uma área próxima à Marginal Baquirivu, ao lado do Hospital Geral de Guarulhos, no Cecap.
"É um grande passo para São Paulo ter um Judiciário mais eficaz em beneficio da sociedade. As obras vão ajudar a Justiça, dar melhor condição de trabalho ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, aos advogados e aos defensores, e principalmente, beneficiar a população.", disse o governador.
Entre os principais benefícios com as PPPs estão, além do ganho de eficiência e qualidade dos serviços prestados, a diminuição dos custos operacionais por meio da economia gerada com redução dos gastos.
Para o setor privado, fica a responsabilidade do investimento na construção e infraestrutura dos fóruns, além da obtenção de toda documentação legal de construção e uso da edificação. As empresas também serão responsáveis pela manutenção do prédio e a gestão das áreas comerciais. O Estado deve oferecer os terrenos para construção dos prédios.