Cidades

Alckmin pretende cumprir promessa de implantação do Expresso Aeroporto

A obra seria de uma linha férrea que ligaria o Aeroporto Internacional, em Cumbica, à região central de São Paulo

O candidato ao governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mencionou sua intenção em construir o Expresso Aeroporto, linha férrea que deve ligar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, à região central da Capital.

De acordo com informações da Agência Brasil, Alckmin afirma que a concorrência só não foi aberta em função da viabilidade do projeto da construção de um terceiro terminal para embarques e desembarques no aeroporto. O candidato diz que apenas após a conclusão do terminal será possível calcular o fluxo de passageiros, para então iniciarem os investimentos na linha expressa.

O argumento de Alckmin é compatível com que o Guarulhos Hoje publicou no início do mês passado, quando a reportagem apurou que, mesmo com a Licença Prévia Ambiental aprovada, análise favorável da Procuradoria Geral do Estado e as incorporações das manifestações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o processo de licitação para implantação das linhas do Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto, por parte do Governo Estadual está parado. O motivo seria a espera de um posicionamento do Governo Federal sobre o terminal do aeroporto.

O Expresso Aeroporto, linha 14-Onix, contará com um trem expresso que ligará a estação da Luz ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com 28,3 km de extensão. Já o Trem de Guarulhos, linha 13-Jade, prevê 20,8 km de extensão, com cinco estações.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CTPM) informou que a previsão para o início das obras da Linha 13-Jade está vinculada ao início das obras da Linha 14-Ônix, uma vez que a obra do elevado pelo qual passará o Expresso Aeroporto, que será dividido com o Trem de Guarulhos, será de responsabilidade da concessionária vencedora da licitação da Linha 14-Ônix.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, o Governo do Estado prevê o início das obras para o ano que vem, com término em 2014, desde que o prazo de entrega do terceiro terminal de passageiros do aeroporto esteja vinculado a 2014, pois trata-se de uma concessão com riscos de demanda a serem assumidos pelo setor privado.

Terceiro Terminal – Atualmente a referida obra do terceiro terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos está em fase de homologação de licitação para elaboração de projetos de engenharia.

Conforme a assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no início do mês passado, foi homologada a licitação para contratação de serviços técnicos especializados, para elaboração dos projetos de engenharia para construção do terminal. Os projetos, orçados em R$ 22,6 milhões, incluem as etapas de estudos preliminares, projeto básico e executivo das obras, sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves e demais obras complementares. O consórcio vencedor, a empresa MAG, terá um prazo de 23 meses, contados a partir do último dia 6, data da Ordem de Serviço emitida pela Infraero.

A Fase 1 do terceiro terminal tem previsão para conclusão em novembro de 2013. A empresa afirma que, com isto, o aeroporto estará preparado para atender à demanda gerada pela Copa do Mundo de 2014.

Posso ajudar?