O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou que sancionará a lei que proíbe máscaras em manifestações no Estado ainda nesta semana. Para ele, a lei “deseja preservar a manifestação legítima”.
A informação foi dada por Alckmin na manhã desta terça-feira, 26. O governador, no entanto, não deu um prazo para regulamentação da lei. Após a aprovação, o período máximo para regulamentação é de 90 dias.
“A polícia tem o dever de dar segurança aos manifestantes. O que aconteceu nos últimos meses foi que pessoas se infiltraram no movimento legítimo para fazer vandalismo ou depredação”, disse o governador ao ser questionado sobre como a polícia agiria após a regulamentação da lei.
Alckmin não soube responder se a utilização de máscaras de gás por jornalistas e manifestantes será permitida. “Vou verificar isso”, disse. Após a promulgação da lei, o governador disse esperar por um parecer da Procuradoria-geral do Estado e da sua assessoria jurídica para assinar o decreto que regulamenta a medida.