Ernesto Zanon – @ernesto_zanon – Do Carro Express
Testamos veículos de marcas como Volkswagen, Jeep, Audi, Chevrolet, Fiat, Nissan, Hyundai, BYD, GAC, Volvo, Honda, Renault, e Citroën, entre outras.
Da Volkswagen, andamos em diferentes modelos. Só Nivus, foram três, o Comfortline 2025, que recebeu melhorias e manteve o SUV cupê entre os mais procurados, o Highline, com um pacote mais completo e boa proposta para quem busca tecnologia e conforto. Mas o suprassumo mesmo foi o GTS, versão de visual esportivo e acerto mais dinâmico, com motor 1.4 turbo. Foi um dos modelos que mais chamaram a atenção.

Na mesma pegada dos “esportivos de rua”, andamos com o Chevrolet Onix RS, que continuou oferecendo design esportivo acessível e bom conjunto mecânico no segmento dos compactos. Teve também o Chevrolet Tracker repaginado em grande estilo.

Entre as picapes, além da Rampage, S10 e da Toro, um destaque especial para a Fiat Titano, uma das picapes médias destacadas aqui pela versatilidade para uso urbano e profissional, mas principalmente por ter se renovado completamente menos de dois anos após ser lançada, corrigindo falhas e olhando para o futuro.

E por falar em futuro, impossível não citar os híbridos e elétricos que vem ocupando um espaço de destaque em nossas ruas. A marca mais presente entre os elétricos testados foi a BYD, com modelos como Dolphin, Dolphin Mini, Seal e Song Pro, Premium e Plus, confirmando domínio no segmento.

Quem estreou por aqui foi a GAC, com o Aion Y, que reforçou a proposta de carro tecnológico e voltado ao público que busca conectividade. Porém, não podemos deixar de falar de toda tecnologia e conforto presentes na Chevrolet Equinox EV, um 100% elétrico que se coloca no andar de cima, assim como o Volvo EX30 e o híbrido XC90.

Na contramão dos eletrificados, mas com destaque para o que se propõe, o Jeep Wrangler, que podemos até considerar um fora de série por tudo o que oferece para quem ama o 4×4. Colocamos o bicho na lama e no barro, o habitat natural desse ícone do mundo off road.
Entre os recém lançados que fizeram bonito em nossas avaliações, eu destaco o Nissan Kicks, que passou pela nossa equipe em sua nova fase, trazendo pacote moderno de tecnologia e eficiência. Outro que já ganhou o apelido de “queridinho do Brasil” estreou em pleno carnaval brasileiro e passou pelo Carro Express. O Volkswagen Tera, um SUV compacto, que chegou com bastante tecnologia embarcada e espaço interno.
O Honda HR-V, renovado e alinhado às tendências de conforto e eficiência, reforçou a disputa no segmento dos SUVs premium.” E um destaque especial para o Citroën Basalt Dark Edition, que tem visual diferenciado e proposta moderna para quem procura algo fora do padrão tradicional do segmento.”

No balanço das avaliações do ano, três movimentos ficaram claros:
- A força dos SUVs compactos e médios, liderados por Nivus, Kicks, HR-V e Tera.
- O avanço dos elétricos, com BYD dominando o segmento.
- A busca por tecnologia e segurança, cada vez mais presentes nos lançamentos.”
Esses foram os carros que passaram pelo aqui em 2025. Qual deles você quer ver em um teste mais completo no próximo ano? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossas avaliações.


