O gabinete do governo alemão aprovou nesta quarta-feira medidas para acelerar a deportação de imigrantes que tiveram seu pedido de asilo rejeitado no país.
Segundo o ministro do Interior, Thomas de Maizière, as medidas significam que a deportação será mais rápida e que mais imigrantes serão devolvidos a seus países.
A Alemanha recebeu 890 mil refugiados em 2015 e tem trabalhando para acelerar a tramitação de seus pedidos de asilo, aprovando mais rápido o pedido daqueles que qualificam para o programa e enviando de volta para casa aqueles que não conseguem.
A chanceler alemã, Angela Merkel, que enfrenta eleições gerais em setembro, tem repetido o clamor por um “esforço nacional” para assegurar que as pessoas sem direito a permanecer no país sejam deportados.
Recentemente, o país começou a deportar um maior número de afegãos, o que tem atraído críticos por parte daqueles que não consideram o Afeganistão um país perigoso. Vários governos estaduais, atualmente os responsáveis por enviar as pessoas de volta, se recusaram a deportar afegãos. Fonte: Associated Press.