Internacional

Alemanha e Áustria tentam absorver milhares de imigrantes em suas cidades

Alemanha e na Áustria se esforçavam para absorver rapidamente milhares de novos imigrantes que chegam neste fim de semana, depois que os dois países concordaram em permitir que pessoas presas na Hungria atravessassem suas fronteiras.

No sábado, cerca de 6.500 migrantes tinham entrado pela região de Burgenland, na Áustria, perto da fronteira húngara, de acordo com um porta-voz do Ministério do Interior austríaco. Cerca de 1.000 foram levados a um abrigo temporário na cidade fronteiriça de Nickelsdorf, enquanto cerca de 3.500 estavam à espera na estação ocidental de Viena. O outros migrantes continuou sua viagem para a Alemanha de trem, disse o porta-voz.

Na Áustria, a polícia bloqueou o tráfego em uma das principais rodovias que liga a Hungria ao país, para prevenir acidentes com migrantes que andavam pela estrada, de acordo com o porta-voz do Ministério do Interior. Milhares marcharam durante a noite de Budapeste sobre a fronteira com a Áustria.

A Alemanha, que tinha previsto inicialmente até 7.000 recém-chegados para este fim de semana, estava trabalhando para distribuí-los por todo o país. Líderes da coalizão de governo da chanceler Angela Merkel agendaram uma reunião para a noite deste domingo para elaborar planos e assegurar financiamento para abrigar os estrangeiros. O país parece permanecer como o destino preferencial para muitos imigrantes, em especial os sírios, após de ter recebido milhares de pessoas na semana passada.

Autoridades alemãs e austríacas disseram que o número de migrantes era incerto e pode mudar, uma vez que não estava claro o volume de pessoas que ainda poderiam sair da Hungria em direção aos dois países. No entanto, a estimativa original de chegada de imigrantes para o fim de semana na Alemanha já tinha sido ultrapassado no início de domingo. Autoridades disseram que cerca de 6.870 pessoas chegaram em Munique, no sábado. Outras 1200 chegaram nas primeiras horas do domingo, metade das quais foram enviados para a cidade de Dortmund, no norte do país.

O prefeito de Munique, Dieter Reiter, disse que espera receber mais de 1.500 refugiados hoje. Funcionários estão na esperança de reduzir o número de chegadas concentradas na cidade, já que alguns imigrantes foram enviados diretamente para outros locais na Alemanha. “Este é um grande desafio, não há nenhuma dúvida sobre isso. Nunca tantas pessoas chegaram à estação ferroviária central de Munique. Nós vamos despachar muitas pessoas para outras partes da Alemanha”, disse Simone Hilgers, um porta-voz do governo do distrito da Alta Baviera.

Ms. Hilgers disse que Munique poderia acomodar cerca de 4.500 pessoas por noite, antes de serem expedidos para outras regiões. “A equipe médica dizem que precisam de descansar, as pessoas precisam se acalmar”, disse ela. A polícia tem 70 funcionários na estação de trem de Munique para garantir um bom funcionamento, disse um porta-voz. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?