Política

Alencar Santana é empossado deputado

o ex-vereador assume como o único deputado estadual guarulhense

Único representante de Guarulhos na Assembleia Legislativa, Alencar Santana Braga (PT) foi empossado na última terça-feira  como deputado estadual. Ele se junta com outros 23 petistas que prometem fazer oposição ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com o suporte dos mais de 150 mil votos que obteve nas últimas eleições, Alencar pleiteia participação em comissões importantes: Transportes, Esportes e Justiça e Redação.

Veja a entrevista que ele concedeu nesta terça-feira ao HOJE:

HOJE – Após ser secretário de Governo em Guarulhos e vereador por dois mandatos, o senhor no Estado fará parte do bloco de Oposição. Como encara essa mudança?

Alencar – Não mudei de lado na política. Continuo defendendo Guarulhos, o nosso governo municipal e o que realizamos. Somos Oposição no Estado. Queremos educação de qualidade, universidade pública no Alto Tietê e a integração no transporte entre Guarulhos, capital e outras cidades.

HOJE – Você foi assessor do prefeito Sebastião Almeida (PT) quando ele era deputado estadual. O que essa experiência contribuiu para o cargo que assume?

Alencar – São situações distintas. A responsabilidade da decisão fica com o deputado. Porém, a época de assessor serviu para que entendesse o funcionamento da Casa, o regimento, as comissões e as relações partidárias.

HOJE – Entre as comissões da Assembleia já tem alguma em vista?

Alencar – Pleiteei com a bancada do PT a comissão de Transportes. Coloquei meu nome a disposição também nas comissões de Esportes e Justiça e Redação.

HOJE – Por que o interesse na comissão de Transportes?

Alencar – Quero acompanhar situações importantes para a nossa cidade. Quero participar do debate do Rodoanel e do Trem Expresso, que não pode ser uma ligação somente do aeroporto com São Paulo, mas de toda a cidade de Guarulhos. Há também o Trem Bala e o Bilhete Integrado Metropolitano que quero debater.

HOJE – O senhor chega ao primeiro mandato com uma votação expressiva. Isso te coloca numa situação mais confortável em relação aos demais?

Alencar – Não vejo diferença. A votação é uma aprovação das pessoas que conhecem o nosso trabalho e vamos honrar os votos que recebemos.

HOJE – Pelas atuais conversas o senhor acredita que o governo do Estado irá revisar o traçado do Rodoanel?

Alencar – Isso é um pedido do prefeito Almeida e das comunidades envolvidas. Temos feito o pedido para que seja reconsiderado o método e o traçado e a expectativa é que haja sensibilidade em relação a isso. É uma obra cara, de R$ 5 bilhões, e a revisão não irá encarecer. Se houver a revisão será uma demonstração de que o governador olha para Guarulhos.

HOJE – Além do trabalho de fiscalização, os deputados têm o papel de propor projetos de lei. O senhor tem alguma proposta a ser apresentada?

Alencar – Tenho algumas idéias voltadas para as áreas de transporte e juventude, mas tenho que ver se existem propostas parecidas que já foram apresentadas na Casa. Vou divulgar na hora certa.

HOJE – Como o senhor encara o fato de ser Oposição, mesmo tendo minoria no Legislativo?

Alencar – A bancada do PT tem 24 deputados. É a maior do partido na Assembleia. O trabalho será para fortalecer o partido e garantir a eleição do próximo governador. Metade dos deputados do partido estão no primeiro mandato, mas possuem grande experiência.

HOJE – Neste início de mandato o senhor chega como liderança na Assembleia ou vai aproveitar para aprender um pouco mais?

Alencar – Deputado eleito tem que trabalhar sempre e estou preparado para defender os interesses do PT, de Guarulhos e dos que me elegeram.

Posso ajudar?