Apesar de ser o segundo maior colégio eleitoral do Estado de São Paulo, com mais de 860 mil eleitores, Guarulhos mantém a sina de não conseguir uma boa representação nas casas de lei estadual e federal.
Neste 5 de outubro, apenas os deputados federais Eli Correia Filho e Jorge Tadeu, ambos do DEM, conseguiram se reeleger para mais um mandato, ainda assim com votações inexpressivas em Guarulhos. A petista Janete Pietá não se reelegeu, já que obteve quase a metade da votação obtida em 2010. Outro representante da cidade que chegou a Brasíla como suplente, Carlos Roberto (PSDB), não se candidatou a qualquer cargo neste ano.
Na Assembleia Legislativa, Alencar Santana (PT) conseguiu a reeeleição, mas com uma votação bastante menor que em 2010. Jorge Wilson (PRB) foi o décimo deputado estadual mais bem votado em todo o Estado e poderá ser representante de Guarulhos, apesar da votação dele em seu município ter sido pequena. O vereador Gileno, com 99,4% das urnas apuradas no Estado, também aparece como eleito, já que é o primeiro do PSL, que neste momento está fazendo uma cadeira.
O vereador Auriel Brito (PT) obteve uma boa votação, mas insuficiente para se eleger. Deve ficar com uma das suplências de seu partido na Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), ficou bem abaixo do que esperava e não obteve nem a suplência de seu partido. O mesmo ocorreu com o vereador Guti (PV).