Alexandre Estolano, doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assumiu nesta semana o cargo de reitor da Universidade Guarulhos. Nascido no Rio de Janeiro, Estolano, de 43 anos, retorna ao cargo de reitor da UnG após seis anos. Ele ocupou a cadeira de maior autoridade acadêmica da Instituição entre 2000 e 2004. "Uma instituição de ensino com 40 anos possui não apenas história, mas conhecimento para continuar em constante desenvolvimento", disse o novo reitor.
Segundo Estolano, o mercado educacional passa por grandes transformações. Nos últimos anos, com o surgimento de inúmeras faculdades e cursos dos mais variados, a concorrência aumentou consideravelmente. Com isso, tornou-se essencial redobrar os esforços no sentido de colocar em evidência as qualidades de uma instituição.
Alexandre Estolano desevolveu a carreira em empresas como Shell, Banco Itaú, Banco Votorantim e IBM Brasil. Em 1994 ingressou na área acadêmica, de onde não mais saiu. De lá pra cá, teve passagem pela Universidade Gama Filho (RJ), onde foi vice-reitor Acadêmico, assumiu a Supervisão Acadêmica do Centro Universitário Belas Artes, tornou-se avaliador institucional do MEC e secretário executivo da Região Brasil da Organização Universitária Interamericana e ocupou a posição de CEO da Aggere Consulting, consultoria de gestão estratégica.
Desde 1999, Estolano adotou Guarulhos como cidade para morar com a família, o que permitiu, segundo ele, acompanhar de perto o progresso da cidade e da UnG.