Passado o carnaval, alguns pré-candidatos a prefeito arregaçam as mangas para aparecer onde for possível. O vereador Guti (PSB), por exemplo, será palestrante na quinta-feira, às 16h30, em seminário sobre Tecnologia, Inovação e Empregabilidade. Ele abordará Política Desenvolvimentista para Guarulhos sob a Ótica da Justiça Social. Um dos convidados será o vice-governador Márcio França, que é de seu partido. Para cumprir a agenda, o parlamentar, no entanto, deverá se ausentar de sessão na Câmara, que ocorre na mesma tarde, ou torcer para que os trabalhos no Legislativo terminem mais cedo.
Bem longe dos jardins
Já o deputado federal Eli Correa Filho (DEM), que transferiu o domicílio eleitoral para Guarulhos para poder concorrer à Prefeitura, corre atrás do tempo para tentar conhecer a cidade que pretende governar. Depois de passear pelo Bosque Maia e McDonald´s, onde posou para fotos ao lado das filhas, conforme postou em redes sociais, neste final de semana teve a oportunidade de ver de perto um pouco da Guarulhos real, ao visitar a carente Vila União, onde o esgoto corre a céu aberto e os odores nem de longe lembram o das flores dos jardins.
E os cargos?
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Pereira (PDT), lançou – como já se tornou rotina nas últimas disputas eleitorais – seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos, em evento no sábado com a presença do ex-ministro Ciro Gomes. Como seu partido é aliado ao PT tanto em nível federal como no município, onde faz parte do primeiro escalão do prefeito Sebastião Almeida, o grupo terá dificuldade para definir um discurso. Como ser oposição se durante mais de três anos disse amém, à base de muitos cargos na administração? E na situação, como conseguir espaços onde o PT já dá as cartas?
Agenda de protestos
O Bom Clima não terá um ano fácil pela frente. O número de manifestações em frente ao Paço Municipal deve aumentar sensivelmente neste ano eleitoral. Corre o risco de diferentes grupos, descontentes com a administração do prefeito Sebastião Almeida (PT), precisarem agendar horário para seus atos, tantos são os compromissos não cumpridos pela atual administração. Vão desde movimentos de habitação popular, desabrigados por chuvas ou incêndios, funcionários de terceirizadas que não receberam salários por falta de repasses do Município etc etc. “Se todo mundo que tem uma conta para receber de Almeida decidir ir para o Bom Clima, Guarulhos para”, comenta um observador.
R$ 7 milhões
Este é o valor que o marqueteiro de Lula e Dilma, João Santana – cuja prisão provisória foi decretada ontem – teria recebido no exterior, por meio de contratos fictícios, feitos pela construtora Norberto Odebrecht, alvo da Lava Jato
“Cada dia que passa a Lava Jato só aumenta de tamanho e a cada fase se chega mais perto de Dilma e Lula. João Santana é uma das pessoas mais próximas do Palácio há anos. O grande pensador das propagandas que enganaram milhões de brasileiros”
Ronaldo Caiado, senador do DEM de Goiás, sobre a Operação Acarajé, deflagrada ontem pela Polícia Federal