Cidades

Almeida cobrará maior responsabilidade do Estado na área da segurança pública

Assunto será discutido durante Marcha Paulista em Defesa dos Municípios que acontece na próxima semana

"Defendemos a necessidade de o Estado assumir mais responsabilidades em relação à Segurança Pública que, em muitos casos, vem sendo transferidas aos municípios, inclusive com a cessão de imóveis e de pessoal para ajudar a Polícia Militar a executar suas tarefas".

Essa é uma das reivindicações que o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), levará à Marcha Paulista em Defesa dos Municípios 2011, que será realizada, no Auditório André Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nos próximos dias 21 e 22. Em entrevista ao HOJE, ele falou sobre a expectativa do encontro e os pontos que serão levados por ele.

A mobilização formada pelos chefes do Executivo municipal de todo o Estado defende o aprofundamento do diálogo entre as prefeituras e o Governo do Estadual para a solução conjunta dos problemas locais e, entre outros temas, tratará de questões comuns à maioria das cidades paulistas, como segurança pública, integração regional e temas ambientais.

Almeida disse também que solicitará ao Estado uma maior continuidade dos comandantes do policiamento em seus batalhões. "Outro ponto a destacar nessa área é o grande número de mudanças no comando do policiamento de todo o Estado. Isso vem prejudicando muito o diálogo da corporação com as cidades. As mudanças nos comandos estão sendo constantes", acrescentou.

Almeida disse que a Marcha é uma forma também de fortalecer o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), grupo em que Guarulhos está integrado.

A organização da Marcha Paulista em Defesa dos Municípios 2011 é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Os prefeitos que estão à frente da mobilização são Eduardo Tadeu Pereira (Várzea Paulista e coordenador estadual da ABM), Emidio de Souza (Osasco e coordenador estadual da FNP), Dárcy Vera (Ribeirão Preto) e Cornélio Marcondes (Garça).

Posso ajudar?