Cidades

Almeida conhece projeto coreano e acredita em “Fura Fila” até a Copa

Comitiva conheceu o projeto que prevê vinda de Veículo Leve sobre Pneus para a cidade

O prefeito Sebastião Almeida (PT) tentará verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade para implantar uma linha de Veículo Leve sobre Pneus (VLP), espécie de "Fura Fila", para Guarulhos. A ideia é que, caso obtenha verbas federais, a construção seja concluída antes da Copa do Mundo de 2014.

Almeida visitou a Coreia do Sul na última semana para conhecer o VLP e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Ele deve conversar com a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT)sobre o projeto que deve ser encaminhado ao PAC Mobilidade em breve.

No final do ano passado representantes de empresas coreanas vieram à Guarulhos apresentar um projeto de VLT. Na ocasião, conheceram estudos da Prefeitura sobre o sistema. Na semana passada Almeida conversou com os coreanos e chegou a um projeto final. A escolha para a cidade deve ser o VLP, que deve ser construído em via elevada do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com possibilidade de alcançar o Metrô Tucuruvi. A próxima etapa da Prefeitura é elaborar um projeto básico para o VLP e depois a abertura de licitação.

O advogado Antonio Roberto Marchiori, representante de empresas coreanas no Brasil, acompanhou Almeida na viagem. Ele afirma que intermediou o contato entre as partes e que os coreanos já conhecem a cidade.

"Temos que correr contra o tempo para que (o VLP) seja viabilizado até a Copa. Serão pilastras em concreto pré-moldado. O VLT possui um pneu especial. O trem tem seis vagões, com capacidade com cerca de 300 pessoas. Não tem um condutor, o controle é por uma central", explica.

Posso ajudar?