Política

Almeida diz estar correndo atrás do prejuízo ao inaugurar novas instalações no HMU

"Estamos correndo atrás do prejuízo", foi o que disse o prefeito Sebastião Almeida (PT), durante a solenidade de inauguração das novas instalações do setor de atendimento psiquiátrico do Hospital Municipal de Urgências (HMU), na tarde de ontem.

Após oito anos funcionando em um pequeno espaço, área foi ampliada ganhando o dobro de seu tamanho anterior. São duas alas, a masculina e a feminina, sendo que cada uma tem cinco leitos, além da sala de repouso, com três macas, e recepção. Só na construção foram investidos R$ 150 mil.

O secretário da saúde, Carlos Derman, comentou o papel do serviço de atendimento emergencial em psiquiatria. "O atendimento deve não somente auxiliar pessoas com problemas psiquiátricos, mas promover a vida com qualidade, de forma a colaborar para com o convívio e integração em sociedade", disse. De acordo com a assessoria de imprensa, atualmente são realizados cerca de 30 atendimentos no setor. Derman admitiu a deficiência do atendimento psiquiátrico em casos mais complexos, com necessidade de internações por períodos mais longos. "Não temos referência hospitalar neste sentido em Guarulhos", comentou o secretário.

A Secretaria Municipal da Saúde não tem estimativa das pessoas com doenças psiquiátricas na cidade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial tem probabilidade de desenvolver transtornos mentais graves.

Obras no HMU – Conforme o secretário da saúde, outras obras no HMU estão sendo realizadas, como a instalação de nova canalização na cozinha, uma das irregularidades apontadas pela Vigilância Sanitária, durante vistoria em que o equipamento público ficou sem alvará para funcionamento.

Derman afirmou que deve ser construída uma nova enfermaria, com mais 30 leitos, e uma área para atendimento em ortopedia, mas, não disse quando as obras serão iniciadas.

Posso ajudar?