O prefeito Sebastião Almeida (PT) não compareceu ontem na audiência na 5ª Vara Criminal de Guarulhos no processo que responde por supostamente ter afrontado a honra dos Denise Laura Xavier Veluchi e João Luiz Martins Rubira, respectivamente, ex-presidentes da Casa de Cultura e do Instituto de Promoção Social Água e Vida.
Denise e Rubira são autores da representação que aponta várias irregularidades nas ONGs, como a existência de um livro caixa 2 da Casa de Cultura, que teria sido destinado à campanha eleitoral petista em 2008, retiradas de dinheiro na boca do caixa no Banco do Brasil, desvio de recursos do Programa Saúde da Família (PSF) e ingerência do Paço Municipal na administração das entidades.
O Tribunal de Justiça de São Paulo irá marcar nova data para ouvir Almeida. Ele enviou um advogado para comunicar que teve um compromisso de última hora e por isso não pode estar presente. A audiência pode acarretar no pagamento de 2 mil quilos de farinha de trigo por Almeida ao Fundo Social de Solidariedade do Estado para cancelar a ação judicial. O processo em questão diz respeito a uma entrevista de rádio em que Almeida disse que o dinheiro da ONG era desviado pelos ex-presidentes.
A denúncia de Denise e Rubira segue em investigação na Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério da Justiça e Tribunal de Contas do Estado.