Política

Almeida paga acordos de campanha com Secretarias

Depois de passar durante toda a campanha criticando duramente o prefeito Sebastião Almeida (PT), o ex-candidato que se dizia de Oposição, Wagner Freitas (PP), 3º colocado, ganhou a Secretaria Municipal de Esportes de presente.

Detalhe: Freitas nunca teve relação alguma com o esporte em Guarulhos. Sua maior ligação com algum tipo de atividade esportiva foi a defesa ferrenha pela realização de rodeios na cidade, prática que foi proibida pela Câmara Municipal, onde foi vereador por duas legislaturas.

Mesmo assim, por ter esquecido as críticas que fazia a Almeida no primeiro turno e apoiou sua reeleição no segundo turno, ganhou o cargo de secretário municipal. Ficará com o lugar que foi ocupado pelo ex-vereador Vadinho Moreira (PSL). O PP conseguiu eleger dois vereadores: Ramos da Padaria e Luiz Matogrosso.

E não foi só na Secretaria de Esportes que Almeida colocou gente que esteve do outro lado ao longo da campanha eleitoral. Abdo Mazloum, que tentou sem sucesso um lugar na Câmara Municipal pelo PDT, partido que tinha a candidata Telma Cardia como vice de Carlos Roberto (PSDB), que foi ao segundo turno, ficou com a Secretaria de Assuntos Legislativos. O PDT elegeu também dois vereadores: Jesus e Heleno dos Metalúrgicos.

Telma Cardia, por sua vez, logo após as eleições, anunciou que sairia do partido, já que percebeu que o partido não trabalhou pela candidatura majoritária da Oposição no segundo turno.

As maiores surpresas do anúncio desta quinta-feira ficam por aí. Nas demais indicações, quase nenhuma surpresa. Apenas a confirmação de que Almeida privilegiou o PT nas principais pastas.

Foram mantidos os nomes de Orlando Fantazzini, na Secretaria de Habitação, Fernando Santomauro, na Coordenadoria de Relações Exteriores, Paulo Victor Novaes, na Coordenadoria de Defesa Civil, Vítor Kleber Almeida Santos, na Secretaria de Administração e Modernização, e Maria Helena Ribeiro, na Secretaria de Serviços Públicos

Restam alguns cargos de secretários, adjuntos e coordenadores que deverão ser anunciados após a posse do prefeito Sebastião Almeida, que acontecerá às 10h da terça-feira, dia 1º de janeiro, no Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo. Em seguida, às 11h, no Paço Municipal, o prefeito dará posse aos novos secretários e coordenadores já anunciados.
Currículos dos sete novos secretários e coordenadores que assumirão seus postos em 2013:

Bacharel em Direito, Wagner Freitas tem 35 anos e é presidente do PP de Guarulhos. Foi eleito vereador pela primeira vez nas eleições de 2004 e reeleito em 2008. Assume o posto de secretário de Esportes, Recreação e Lazer mesmo sem nunca ter militado na área.

Abdo Mazloum tem 57 anos e assume a Secretaria de Assuntos Legislativos. Foi vereador de 2000 a 2004 e atuou como diretor financeiro da Câmara Municipal de Guarulhos. Foi candidato a vereador pelo PDT, partido que não só apoiou Carlos Roberto para prefeito como também indicou Telma Cardia para vice.

Formado em Ciências Sociais pela USP e Relações Internacionais pela PUC-SP, Fernando Santomauro, 35 anos, atuou como assessor na Prefeitura de São Paulo de 2001 até 2005. Ele continuará à frente da Coordenadoria de Relações Internacionais, cargo que ocupa desde 2009.

Maria Helena Ribeiro tem 56 anos e é engenheira formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há 32 anos. Foi diretora de obras da Prefeitura de Betim-MG e também exerceu o mesmo cargo no Departamento de Obras e Administração Direta da Prefeitura de Guarulhos. Também trabalhou 4 anos com projetos de abastecimento de água em Moçambique. Ela segue como secretária de Serviços Públicos de Guarulhos.

Vitor Kleber de Almeida tem 30 anos e está à frente da Secretaria de Administração e Modernização desde junho de 2011. Entre outros cargos, foi assessor na Câmara Municipal de Guarulhos de 2005 até 2009.

Orlando Fantazzini tem 54 anos e é formado em Direito. Foi vereador em Guarulhos de 1989 até 1998, quando foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em 2003 foi reeleito. É o atual secretário de Habitação de Guarulhos desde 2009.

Paulo Victor Novaes é formado em Educação Física e Pedagogia, tem 48 anos, e é coordenador da Defesa Civil de Guarulhos desde 2009. É funcionário público desde 1994 e já atuou na Secretaria de Esportes e na Secretaria de Educação.

Posso ajudar?