Em um discurso na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, o prefeito Sebastião Almeida cobrou maior participação dos municípios na definição das políticas que determinarão o futuro do planeta. O prefeito participou nesta segunda-feira de encontro promovido pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e pela ONU Habitat, com o tema "O futuro que governos locais e regionais querem".
"Podemos encorajar aqui a tomada de uma decisão histórica, que possibilite realizarmos reformas institucionais para fortalecer o papel da governança local e reconhecer as cidades como representantes diretas da população mundial e participantes legítimas dos debates internacionais," destacou o prefeito Almeida aos representantes de cidades de todo o mundo.
Como vice-presidente do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, Almeida representou não só Guarulhos, mas também as 246 cidades da Frente Nacional de Prefeitos do Brasil, e outras 230 cidades sul-americanas da rede Mercocidades. O encontro vai selecionar propostas de ações sustentáveis dos municípios, que serão encaminhadas pela ONU à Rio + 20, a conferência mundial sobre o clima, realizada no Rio de Janeiro, em junho.