Discreto na corrida sprint, no sábado, Fernando Alonso foi um dos destaques do GP de São Paulo de Fórmula 1, neste domingo. O espanhol da Aston Martin largou em quinto lugar e terminou em terceiro após uma grande ultrapassagem sobre o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, na última volta. Os dois cruzaram a linha de chegada lado a lado, com ligeira vantagem para o bicampeão mundial.
Ao fim da prova, Alonso admitiu que quase desistiu do pódio quando Pérez o ultrapassou na penúltima volta. "Eu sofri a pressão de Checo (apelido do mexicano) durante 30 voltas, mas quando ele me passou, a duas voltas do fim, eu pensei: ok, já era. O pódio não é mais possível ", disse o espanhol.
Alonso disse que contou com um erro do rival para garantir o seu 106º pódio da carreira na F-1. "Ele freou um pouco tarde na curva 1 e eu pensei: ok, vou tentar tudo na curva 4 ", declarou o piloto da Aston Martin, que somou seu oitavo pódio em 2023.
Ele dedicou o resultado à equipe, que vinha mal desde o recesso de verão na Europa. "Este é um resultado fenomenal para a equipe. Nós sofremos bastante por alguns meses, principalmente nas duas últimas etapas, com dois abandonos. Este pódio é para eles, para todos na fábrica. Vamos continuar lutando até a última volta."
O espanhol atribuiu o avanço do time em Interlagos ao trabalho intenso das últimas semanas. "Obviamente, ainda estamos aprendendo sobre o carro, porque são muito complexos do ponto de vista aerodinâmico. Estamos experimentando um pouco para encontrar a melhor direção para a próxima temporada sem esquecer de que ainda temos duas etapas neste ano."
Os pilotos da F-1 vão voltar à ação daqui a duas semanas para o estreante e badalado GP de Las Vegas, nos Estados Unidos. A corrida está marcada para 18 de novembro.