Economia

Alshop: expansão de redes de varejo tende a ser afetada por decisão da S&P

A expansão de redes de varejo tende a ser afetada pela decisão da Standard & Poors (S&P) de retirar o grau de investimento concedido ao Brasil na avaliação da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da entidade, o custo de capital, que já vinha sendo um impedimento, deve atrasar inaugurações de shoppings e limitar os planos de lojistas, em especial os que dependem de franqueados.

“As redes de franquia, assim como os próprios shoppings, estão repensando muito lançamentos de novas unidades”, afirma. “A rede pode até ter na carteira de franqueadores excelentes candidatos, mas o momento é inglório e por isso a decisão tende a ser a de esperar”, acrescenta.

A expansão do varejo de shoppings, na avaliação do executivo, já vinha “freando” diante do aumento das taxas de juros e retração no consumo. “Para quem ainda tinha planos de entrar numa nova região, é certamente uma barreira”, comenta, acrescentando que as inaugurações devem ficar mais restritas a lojas cuja inauguração já estava em andamento.

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