Cidades

ALTO TIETÊ – Condemat faz balanço da Agenda Metropolitana

Os prefeitos das 11 cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram nesta quinta-feira com o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Edson Aparecido, em Suzano.

 Durante o encontro, eles discutiram a execução e o estágio de uma série de obras incluídas no ano passado na Agenda Metropolitana do Alto Tietê, um documento elaborado em conjunto pelas cidades, com projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, habitação, macrodrenagem, entre outros.

 

"Foi uma reunião de trabalho muito produtiva, que terá desdobramentos. A ideia de fazer esse balanço é positiva também pelo fato de o Condemat contar com novos prefeitos, em primeiro mandato, que puderam tirar algumas dúvidas com o secretário Edson Aparecido", afirmou o prefeito de Guarulhos e atual presidente da entidade, Sebastião Almeida.

 

Aparecido entregou a Almeida um documento com o detalhamento de projetos em todas as áreas, com prazos de implantação e uma descrição do estágio atual das obras. No caso de Guarulhos, ele destacou que o Governo do Estado quer agilizar a obtenção do financiamento para a canalização e a construção de piscinões no rio Baquirivu. Outra novidade é o início das obras do trecho Norte do Rodoanel, programadas para começar no próximo dia 7, em Arujá.

 

Segundo o secretário, as intervenções previstas na Agenda Metropolitana vão transformar a região do Alto Tietê ao longo dos próximos anos, sobretudo na área de logística. Diante das reivindicações dos prefeitos para fazer alguns ajustes pontuais nos projetos, Aparecido marcou uma nova reunião a ser realizada em abril, no Palácio dos Bandeirantes. "Essa iniciativa do Condemat reforça a necessidade de continuarmos a investir em ações conjuntas planejamento urbano para solucionar os problemas regionais", destacou o secretario.

 

Os representantes do Condemat voltam a se reunir no dia 21, em Suzano, com a participação de secretários municipais. "Vamos fazer um levantamento não só das obras de infraestrutura, mas também dos programas sociais e das intervenções em áreas como saúde e habitação", disse Almeida. "Não podemos mais pensar em obras que beneficiem apenas uma cidade. Temos que valorizar os projetos voltados para toda a região", afirmou.

 

O prefeito de Guarulhos fez questão de ressaltar a harmonia entre os municípios da região e acredita que essa união trará muitos benefícios para a população nos próximos anos. "Vamos buscar recursos junto ao Estado e ao Governo Federal", destacou. O Condemat é composto pelas cidades de Guarulhos, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano.

 


 

Posso ajudar?