Cidades

Alto Tietê dá o primeiro passo para adotar plano de resíduos sólidos intermunicipal

Um plano diretor intermunicipal de gerenciamento de resíduos sólidos em consonância com a política nacional do setor foi apresentado nesta segunda-feira 3, pela câmara temática do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê), na sede do órgão em Suzano. O termo de referência foi elaborado após 18 meses de trabalho envolvendo técnicos de 11 cidades.

Coube a Maria Helena Ribeiro, secretária de Serviços Públicos de Guarulhos, a apresentação do trabalho aos prefeitos dos municípios, autoridades convidadas e à imprensa regional. "Além de a integração facilitar a adoção de uma política pública nessa área, vale ressaltar que sem o envolvimento da comunidade não conseguiremos avançar", destacou ela.

Neste sentido, o presidente do Condemat, Jorge Abissamra, lembrou da importância da inclusão da educação ambiental no currículo escolar. O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, que na reunião foi reconduzido à vice-presidência do Consórcio após sua reeleição em outubro último, salientou que o lixo é um dos graves problemas que os municípios do alto Tietê enfrentam além de suas fronteiras e que merecem solução conjunta. "Nossos aterros estão com a capacidade esgotada e temos o prazo até 2014 para desativá-los. Ou seja, será uma corrida contra o tempo em busca de uma alternativa sustentável para nossa região", frisou.

Segundo informou Maria Helena, o Plano foi elaborado de forma integrada com clareza e pensando regionalmente sobre o tripé do desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental. O projeto foi orçado em R$ 1.019.260,50. E será executado com verbas dos municípios e recursos captados em outras esferas.

A partir de agora a diretoria do Condemat irá analisar o documento e deverá buscar verbas junto ao governo brasileiro e aos órgãos internacionais para viabilizar a sua implantação. A iniciativa é pioneira na região e servirá como modelo para a adoção de medidas que definam uma solução para o lixo produzido pelos seus quase 3 milhões de habitantes. O Plano de Resíduos Sólidos do Condemat levou dois anos para ser elaborado e foi desenvolvido a partir das exigências da lei 2.305/10, que regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Condemat, que é formado pelos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano, terá a última reunião do ano em 20 de dezembro.

Posso ajudar?