Os alunos com deficiência visual do Projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), da Prefeitura de Guarulhos, participaram nesta quarta-feira (10) da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos com a leitura do último capítulo do livro Fiquei Cego, e Agora?, da autora Lilian Merege Biglia, para uma plateia de aproximadamente 80 pessoas.
Ao longo de uma hora e meia, os integrantes discutiram o capítulo Do Luto à Luta e contaram suas impressões, experiências e aprendizados sobre a deficiência, as possibilidades de aceitação da condição física e o desenvolvimento pessoal.
Um dos pontos de grande emoção ocorreu durante o depoimento da servidora municipal Débora Marques, que perdeu a visão há oito meses. Ela relatou como foi seu processo de se reconhecer como uma pessoa com deficiência e de prosseguir na busca de aprendizados para seu desenvolvimento e crescimento.
Presente ao evento, o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, destacou o trabalho realizado pela pasta por meio de políticas públicas que garantam a participação das pessoas com deficiência em atividades de educação, lazer, cultura e esporte. Ele agradeceu ainda a participação dos alunos do projeto e à empresa de ônibus Campo dos Ouros, que transportou os membros do Clube do Livro.
Na oportunidade também foi feita a leitura do conto Recomeçar, escrito pela servidora Gislaine Nascimento, o qual aborda situações cotidianas de quem perde a visão, mas encontra apoio para recomeçar.
Práticas para a inclusão
O Peis é coordenado pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, e visa a promover a inclusão por meio de ações como orientação sobre mobilidade para o deslocamento e a garantia da vida autônoma com atividades internas e externas, leitura e escrita pelo sistema Braille, manuseio de instrumento de cálculos matemáticos (Soroban), entre outras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.