Três alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) da Prefeitura de Guarulhos visitaram nesta sexta-feira (22) a garagem de ônibus da empresa Vila Galvão, no Jardim Santa Francisca. A ação, que faz parte do treinamento para uso da bengala e deslocamento pela cidade, possibilita aos participantes o conhecimento dos componentes da parte interna do ônibus, como os assentos reservados, a catraca, o validador, as barras onduladas que indicam o assento reservado, a plataforma elevatória, as saídas de emergência, entre outros.
Portador de uma doença degenerativa da mácula desde o nascimento, a retinose pigmentar, Carlos Magno Dias de Oliveira, 39 anos, foi progressivamente perdendo a visão. Ele está em treinamento para o uso da bengala. “A aula do projeto nos dá autonomia e assim deixamos de ser dependentes. Estou desenvolvendo o andar sozinho. Ainda não uso ônibus desacompanhado e esta atividade possibilita conhecer melhor o transporte, seu design e me acostumar. Isso vai me deixar mais preparado para a rua, com mais técnica e segurança”, disse Oliveira.
“Os alunos nesta atividade podem sentir cada detalhe do veículo para que tenham mais mobilidade e adquiram mais independência ao andar pela cidade”, afirmou o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, que acompanhou o grupo.
O gerente operacional da empresa Vila Galvão, Alessandro de Oliveira Silva, disse que os veículos são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. “Nossa frota é cem por cento acessível e é muito importante saber o universo do outro, colocar-se no lugar dele e ter empatia. A empresa está aqui para incluir”, destacou Silva.
O Peis é uma iniciativa desenvolvida pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.