Cidades

Alunos da EJA recebem apostilas com atividades complementares

O material foi entregue para alunos da EPG Selma Colalillo

Considerando a importância de manter contato com os alunos neste momento de pandemia e distanciamento da escola, a EPG Selma Colalillo Marques elaborou apostilas com atividades complementares para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola atende uma turma de alunos do Centro de Referência do Idoso (CCI) Santa Mena e a entrega das apostilas foi realizada durante a primeira quinzena de junho.

A entrega do material aconteceu de maneira escalonada, seguindo os protocolos de higiene e recomendações necessárias à contenção da pandemia da Covid-19. A equipe escolar elaborou o material pensando em atender às especificidades de todos, com atividades relacionadas ao cotidiano dos alunos, possibilitando momentos para atividades prazerosas.

A coordenadora pedagógica da escola, Priscila Nascimento, enfatizou a importância da organização da rotina para que diferentes atividades estejam presentes no dia a dia dos alunos. Dessa forma, elas indicam possibilidades para que os estudantes possam organizá-las de acordo com sua realidade.

“Compreendemos que nem mesmo a distância e a dificuldade de acesso aos conteúdos digitais devam ser consideradas empecilhos para a continuidade da aprendizagem. Temos que auxiliá-los sempre que possível para a realização das atividades”, relata Priscila.

A gestão também criou um grupo de WhatsApp pelo qual são realizadas ligações telefônicas, envio de áudios e chamadas de vídeo com a turma, orientando e informando sobre os programas da Prefeitura. No contato estabelecido pelo grupo, a gestão oferece suporte pedagógico, sugestões de vídeos, passatempos, leituras, entre outros recursos, sempre pensando no bem-estar dos alunos.

Há pouco tempo, Osmarina Ribeiro Soares, de 73 anos, retornou aos estudos depois de 60 anos longe da escola. Ela conta que conseguiu realizar as tarefas e revisar os conteúdos. “Adorei a apostila e minha neta me ajudou nas atividades que senti dificuldade”, disse a aluna. Por sua vez, Teresa Goreti de Jesus de Freitas, 68, também tem se destacado na realização das atividades complementares, explorando e construindo listas de palavras escritas de diferentes categorias semânticas, desafios matemáticos, caça-palavras, entre outras aprendizagens.

Quinzenalmente são realizadas videoconferências entre a equipe gestora da EPG Selma Colalillo Marques e os profissionais do CCI Santa Mena, com a participação da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, e da psicóloga Margarete Mota. Nesses momentos são socializadas as ações e compartilhadas ideias para melhor atender os alunos. A equipe escolar dará continuidade à entrega das apostilas, elaborando a segunda versão.

 

 

Posso ajudar?