Educação

Alunos da rede municipal participam de feira de empreendedorismo do Sebrae

No último dia 12 a Escola da Prefeitura de Guarulhos Celso Furtado promoveu a Feira de Empreendedorismo dos alunos do Ensino Fundamental, ação aberta à família e à comunidade da região da Vila Carmela. O evento é fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de seu escritório regional em Guarulhos.

Durante o ano letivo foi aplicada uma metodologia de educação empreendedora exclusiva do Sebrae, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que proporcionou aos educandos diversos conteúdos que possibilitam o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, tais como persistência, criatividade e iniciativa para encontrar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. Os docentes receberam uma formação específica do tema e foi entregue o material didático impresso a todos os educandos de maneira 100% subsidiada pelo Sebrae.

Para a diretora da EPG Celso Furtado, Rita de Cássia Xavier, a parceria com o Sebrae agrega ainda mais o conteúdo que já é aplicado em sala de aula, porém, de forma mais prática.

“O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é uma grande oportunidade para que os educandos possam aprender colocando a mão na massa e não ficar somente na teoria. Além disso, o conteúdo de empreendedorismo pode ser trabalhado conjuntamente com as demais disciplinas que já são ministradas em sala de aula”, afirma a diretora.

A analista de negócios do Sebrae Guarulhos, Priscila Ota, reforça a importância do empreendedorismo ser tratado nas escolas. “Empreender não é somente ter a sua própria empresa. É ser proativo, inovador, saber trabalhar em equipe e encontrar soluções para os problemas e necessidades que surgem. Esses comportamentos são muito importantes não somente para quem quer trabalhar por conta, mas também para qualquer profissão que os educandos queiram seguir no futuro”, explica a analista.

Somente em 2023 cerca de 4 mil alunos de dez escolas da rede municipal de Guarulhos foram impactados pelo programa de educação empreendedora do Sebrae.

Tags
Posso ajudar?