A Secretaria da Educação recebe, a partir desta quarta-feira, 18, os pedidos de transferência de unidades. A solicitação é aberta aos alunos das 1.249 escolas reorganizadas em todo o Estado que não estão satisfeitos com as escolas ou turno indicados pela Diretoria de Ensino para matrícula em 2016. O prazo vai até o próximo dia 25 de novembro e o resultado final deve ser divulgado em janeiro.
Pais e responsáveis – no caso de alunos menores de idade – devem se dirigir às unidades de interesse e formalizar o pedido. É recomendável apresentar certidão de nascimento do estudante e comprovante de residência. Os requerimentos passam por uma análise das equipes gestoras e, havendo vaga, as transferências serão aprovadas.
Em São Paulo, as classes devem respeitar a capacidade determinada a cada módulo. Dessa forma, no ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) o limite é 30 alunos por sala; ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) o máximo é 35; e no Ensino Médio (1ª a 3ª série) a recomendação é não ultrapassar a marca de 40 jovens.
“As propostas de remanejamentos feitas por cada Diretoria de Ensino consideraram a distância de 1,5 km entre a escola atual e a nova e o ciclo de ensino oferecido. Mesmo assim, caso seja da preferência das famílias, a Secretaria está com o cadastro aberto. Uma nova fase de transferência está marcada para janeiro”, explica o secretário da educação, Herman Voorwald.
Consulte sua matrícula
A Secretaria da Educação criou um novo sistema online para consulta de pais e alunos sobre a matrícula do próximo ano letivo. No Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), é possível conferir quais unidades atenderão estudantes do Ensino Fundamental e Médio transferidos após a reorganização. O acesso é individual e requer o número do R.A – registro do aluno – para garantir o atendimento.