Cidades

Alunos de Guarulhos conquistam ouro em olimpíada de matemática

O número de medalhas de ouro do Colégio Mater Amabilis, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro, na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) foi o maior desde o início de sua participação. Em 2012 a rede de ensino do município recebeu a primeira medalha de ouro e, neste ano, o número aumentou para cinco.
 
A MSF deste ano foi realizada no dia 15 de abril, quando os estudantes do Mater Amabilis realizaram uma prova de uma hora e meia em equipes e de maneira colaborativa, contendo exercícios e desafios de Matemática que estimulam a imaginação, racionalização e formação de situações cotidianas.
 
As medalhas de ouro e prata, conquistadas pelo colégio, são provenientes do ranking nacional e estadual. Ainda, dentro dos dois níveis, os estudantes também foram contemplados com a medalha de menção honrosa. "Nós já criamos uma cultura de incentivo ao conhecimento aqui no Mater e as olimpíadas são uma das atividades em que os alunos se desafiam e se divertem. A escola oferece todo o apoio necessário, com aulas avançadas, envolvimento do corpo docente, mantenedores, coordenação e diretoria, sempre aplicando as possíveis olimpíadas e levando quando a prova é feita fora da escola. O diferencial é a valorização do conhecimento e da dedicação. E, claro, a qualidade do ensino", afirma a coordenadora pedagógica do Colégio Mater Amabilis, Margaret Toba.
 
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990 na França e atualmente realizada em mais de 30 países. No Brasil foram mais de 50 mil alunos de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados. Entre os mais de 4 mil grupos do 4º ano do fundamental ao 3º ano do médio, 752 grupos foram medalhistas.
 
"O aluno do Mater gosta muito desta olimpíada, pois ela acaba animando os estudantes para o trabalho em grupo, fazendo com que eles aprendam a dividir tarefas, dialogar e discutir as questões, encarando a prova como uma diversão. A olimpíada também contribui para que os desafios sejam parte da vida de nossos alunos e mostra que uma atividade acadêmica, deste porte, pode se transformar em uma atividade divertida e de união no colégio", afirma Margaret.
 
Neste ano, os estudantes do Mater também tiveram um ótimo desempenho na Olimpíada Canguru de Matemática. No total, foram 74 alunos medalhistas, sendo 24 medalhas de ouro, 19 de prata e 31 de bronze.
 
 
Confira a classificação dos estudantes do Colégio Mater Amabilis, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro, na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras:
 
Ranking Nacional:
 
3º do Médio: Ouro
2º do Médio: Ouro
9º do EF: Ouro
8º do EF: Ouro
5º do EF: Ouro
 
1º do Médio: Prata
 
4º do EF: Menção honrosa
6º do EF: Menção honrosa
 
 
Ranking Estadual: 
 
3º do Médio: Ouro
2º do Médio: Ouro 
9º do EF: Ouro
8º do EF: Ouro
5º do EF: Ouro
 
1º do Médio: Prata
6º do EF: Prata
 
4º do EF: Menção Honrosa
 

Posso ajudar?