Cidades

Alunos de Guarulhos vão representar a cidade em nível nacional na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

“MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes: Uma jornada científica através da construção de foguetes de garrafa PET” e “IFSPCHAT – Saúde mental, tecnologia e interação escolar”. Esses são os títulos dos projetos de estudantes de Guarulhos que foram selecionados para representar a cidade se apresentando na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE;

O Projeto “MOBFOG”, produzido na Escola Estadual Professor Celso Piva, teve autoria dos alunos Marco Aurélio de Souza Felix, Matheus Rocha Pardinho e Marcos Vinicius Ribeiro Borges com orientação dos professores Kleber Nogueira e Marcos Roberto Paglione.

Já o projeto “IFSPCHAT”, produzido no Instituto Federal de São Paulo Campus Guarulhos, teve autoria das alunas Bruna Giselle Arruda de Lima e Isadora Niz Pereira da Silva com orientação dos professores Tadeu Silva Santos e Guilherme Novas da Silva.

Os dois projetos foram os grandes vencedores da Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos – FECEG, que aconteceu durante a Semana do Conhecimento 2021, e se credenciaram para participar da FEBRACE e representar a cidade em nível nacional.

Para a coordenadora da FECEG, Rita Ribeiro, essa é uma grande oportunidade para os alunos e professores e um grande prêmio para a cidade. “É uma conquista e um reconhecimento importante para as escolas, os autores e orientadores que se dedicaram, desenvolveram excelentes projetos e irão apresentá-los na FEBRACE, mas também, um prêmio para a cidade que passa a se destacar cada vez mais no cenário científico nacional”, destacou Rita.

A FECEG, é um quadro que ocorre no âmbito da Semana do Conhecimento e tem por objetivo fomentar a cultura de pesquisa e incentivar o desenvolvimento científico da cidade e região. O evento é organizado e realizado pela Prefeitura de Guarulhos, através da SDCETI, em conjunto com as instituições de ensino. Este ano, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, a oitava edição deste quadro aconteceu de forma totalmente virtual e foi transmitida através do canal da Semana do Conhecimento no Youtube (Youtube.com/semanadoconhecimento).

A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo e acontece desde 2013. Todos os anos a feira mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas. Pelo segundo ano consecutivo, a FECEG, que é uma das feiras afiliadas, vai oferecer duas vagas para a FEBRACE.

Destaques e revelações da FECEG 2021

Além dos dois grandes vencedores que vão à FEBRACE, a FECEG teve a participação de diversas escolas e instituições de ensino tanto públicas como privadas. Foram 7 cidades diferentes em 3 estados, sendo elas: Campinas, Cruzeiro e Guaratinguetá, Guarulhos e Lorena(SP); Curitiba (PR) e Novo Hamburgo (RS). O Centro Universitário ENIAC recebeu o prêmio de colégio destaque da Feira pela expressiva participação com projetos.

Outro destaque foi a estreante e já campeã, Escola Estadual Parque Jurema III. A escola que participou pela primeira vez da feira e inscreveu 2 projetos, se sagrou vencedora na modalidade “Prêmio Jovem Cientista” da categoria Ensino Fundamental II – Aprendiz (6° e 7° anos com o projeto Horta TEC – Circular. O Projeto é de autoria das alunas Mariane Jully Alves Gama, Vitória Echilley Barbosa Clemente, Evellyn Victoria da Costa Silva.

Segundo o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Marco Aurélio Carvalho, esse é um excelente indicativo de que o evento está se tornando cada vez mais relevante e acessível. “Um dos nossos objetivos é popularizar a ciência e tornar eventos como esse acessíveis para todas as regiões da cidade, especialmente as regiões mais afastadas do centro. A estréia e premiação da Escola Estadual Parque Jurema mostra que esse objetivo faz sentido e que estamos no caminho certo para alcança-lo.”, explica Marco Aurélio.

A Semana do Conhecimento aconteceu durante os dias 04 a 08 de outubro, mas todo conteúdo segue disponível e pode ser acessado no canal do youtube (youtube.com/semanadoconhecimento). Além do canal no Youtube, é possível acompanhar o evento também no Facebook (facebook.com/conhecimentogru) e no Instagram (@conhecimentogru).

Comentar

Clique aqui para comentar