Estudantes da Escola Estadual Professor Hélio Polesel, localizada na Vila Nova Bonsucesso, participaram do Festival de Música sobre a avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) com letras autorais ou paródias sobre o exame, com a paródia “Me chama que eu vou, vou gabaritar. Eles ficaram com o título da 4ª edição do evento.
Com o objetivo de valorizar a avaliação e ao mesmo tempo transmitir a mensagem sobre sua importância aos alunos da rede estadual, por meio de paródias e letras musicais, a Delegacia de Ensino Norte de Guarulhos idealizou o festival. Mesmo sem revelar dados, a coordenação do programa pedagógico afirma que a adesão ao concurso cresce a cada ano.
O concurso vem conquistando cada vez mais os alunos matriculados nas unidades escolares de jurisdição da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte e já apresenta bons resultados. “Registramos um avanço nos índices com o festival. Os alunos realizam a prova com consciência”, explica Tania Cristina da Silva, professora-coordenadora da oficina pedagógica do programa Escola da Família.
“Essa conquista só foi possível devido à nossa união. A nossa paródia “O Saresp Chegou” mostra que devemos ficar atento, porque talvez a avaliação não tenha muita importância para alguns, mas para outros tem mais. Então, precisamos mudar e isso depende de todos nós”, Thuany da Silva Alves, aluna da Escola Estadual Professor Hélio Polesel.
O clima dos alunos que participaram do festival foi de conscientização sobre a relevância do Saresp no ensino público. “Vamos fazer direito e não levar de qualquer forma, pois realmente ajuda o nosso ensino. O exame vai avaliar o nosso desempenho na escola. É muito importante”, explica a aluna Beatriz Nascimento Schiavetto, da Escola Estadual Zilda Graça Martins de Oliveira, de Vila Carmela, em Guarulhos.
A aluna Beatriz Silva Punça, da Escola Estadual Anna Maria Gomes, localizada na Cidade Soberana, em Guarulhos, já está preparada para realizar o Saresp. “O Saresp é uma prova que é de conhecimentos gerais e você será avaliado pelo o seu conhecimento. Não adianta querer colar, você tem que fazer com atenção e representar realmente a sua escola e dar o seu melhor”, concluiu.



