Cidades

Alunos do Colégio Eniac passam para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Disputado em três etapa, a próxima acontece dia 21 de setembro no próprio Eniac

Cinco alunos do Colégio Eniac passaram para a segunda fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontece no dia 21 de setembro no próprio Eniac. A aplicação da prova da primeira fase da OBM foi realizada nas escolas inscritas em 15 de junho e teve a participação de mais de 200 mil estudantes do ensino fundamental e médio.

Os alunos do Eniac que disputarão a segunda fase da OBM são todos do Ensino Fundamental II: Diego de Souza Rocha (com 13 pontos), Felipe Seikiti Fernandes (com 9) e Pedro Luiz O. Duarte (com 12) frequentam o 6º ano. Já Bruno Wolmann Camargo (com 9 pontos) e Fernanda Costa Tonello (com 10) estão cursando o 7º ano.

A primeira fase foi dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No nível um, participaram estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, no nível dois, os que cursam o oitavo e nono ano e, no nível três, os estudantes de qualquer série do ensino médio.

Nesta etapa, os participantes resolveram de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A correção das provas foi feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado no dia 18 de junho na página da OBM. A prova da fase final ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados acontecerá em dezembro.

“Os alunos do Colégio Eniac tiveram grande destaque na primeira fase e agora estão se preparando para a próxima através de um treinamento oferecido pelo colégio e com total apoio professores de Matemática”, explica Eliane Avando Cintra, Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Eniac.

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área.

Competição – Realizada desde 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

“A Olimpíada Brasileira de Matemática é importante, pois é um desafio aberto a todos os alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário. E todos os alunos do Eniac classificados estão muito animados e empenhados para atingirem um ótimo resultado e passarem para terceira fase”, completa a educadora.

Posso ajudar?